As empresas estão sempre em busca de melhores resultados. Existem muitas frentes que podem ser atacadas para conquistar esse objetivo e uma delas certamente é um gerenciamento de processos efetivo.

Os avanços tecnológicos contribuíram muito para que as organizações pudessem estabelecer processos mais eficientes, reduzindo desperdícios, aumentando a produtividade e, consequentemente, reduzindo custos. Atualmente, existem diversas ferramentas muito eficientes para fazer um bom gerenciamento de processos.

Neste post, vamos ver 8 ferramentas para gerenciamento de processos que vão ajudar a ter os ganhos de eficiência que você busca. Acompanhe!

1. Heflo

Para quem busca um software moderno e prático, o Heflo é uma das ferramentas de BPM (Business Process Management) mais indicadas. Tem uma interface leve e amigável que atrai aqueles que buscam fazer uma modelagem de processos com uma aparência mais atrativa e fácil de entender.

Ele trabalha de forma online, na nuvem, e por isso não ocupa espaço na memória do computador. Todos os backups são feitos automaticamente, à medida que os dados são inseridos. Dessa forma, você pode acessar o programa de qualquer máquina, sem necessidade de instalação, e continuar o trabalho de onde parou.

Para quem quer se aprofundar no uso da ferramenta, a empresa oferece cursos de capacitação, que ensinam a usar as principais funcionalidades.

2. Visio

O Visio é um programa da Microsoft e, justamente por isso, um dos mais utilizados no Windows. Ele permite criar fluxogramas, gráficos e organogramas, além de possibilitar a elaboração de outras formas de sistematização de dados e mapeamento de processos.

Uma das vantagens do Visio é a sua simplicidade. O usuário logo vai perceber que existem ali muitos elementos de programas simples de desenho, como o Paint, junto de outras funcionalidades mais complexas.

Isso significa que a interface não é tão atraente quanto a de outros programas mais sofisticados. Por outro lado, ele é intuitivo o suficiente para que o usuário consiga dominá-lo sem um treinamento muito aprofundado.

3. Supravizio

O Supravizio foi criado por uma empresa brasileira, a Venki, em 2002. É bastante intuitivo, mas precisa ser instalado na máquina, o que é bem simples de ser feito.

As funcionalidades que ele oferece para uso pelo celular são um diferencial. Além disso, também é possível fazer a gestão de processos por meio de um dashboard simplificado, que exibe os principais dados do seu negócio e permite um processo decisório ágil para corrigir eventuais falhas.

4. Bonita BPM

O Bonita BPM é uma ferramenta integrada ao BPMS da Bonitasoft. Para usar o modelador de processos, é preciso instalar antes a suíte BPM Community. Como os outros softwares, o Bonita BPM apresenta uma barra de menu, contendo itens-padrão, a área de modelagem e um conjunto de guias para documentar e configurar os elementos dos modelos de processos.

Trata-se de um modelador simples, suficiente para quem quer fazer modelagem de processos de automação, mas não é um programa muito sofisticado, com funcionalidades avançadas.

5. Bizagi Moldes

Essa é uma das ferramentas mais conhecidas dos analistas de processos e uma das soluções gratuitas mais utilizadas. É simples de manusear e o esquema de cores facilita a identificação. A nomenclatura das funcionalidades é traduzida, o que facilita o uso especialmente para quem está começando nessa área.

Um recurso interessante é que a própria ferramenta ajuda a evitar o uso equivocado de alguns elementos e, no fim, tem um verificador para atestar a integridade do processo como um todo.

Todos os diagramas são gravados em formato próprio na ferramenta, mas podem ser exportados em formatos de imagem, como PNG e BMP. As documentações podem ser exportadas em PDF, DOC e também em um formato HTML navegável.

6. ARIS Express

O ARIS Express é uma versão light do ARIS Platform, que é uma plataforma mais robusta de análise de processos.

Ele permite criar diagramas com notações como Cadeia de Valor, organograma, modelo de dados e BPMN. É importante destacar que, no ARIS Express, os arquivos são gravados no próprio computador do usuário, o que impossibilita o acesso remoto por meio da plataforma.

A interface está um pouco ultrapassada e seu manuseio é um restritivo. Além disso, demanda mais treinamento para que o usuário consiga criar bons diagramas.

7. Canva

O Canva é uma ferramenta bem diferente das demais que estamos citando neste artigo. Trata-se, na verdade, de um software de design gráfico, muito fácil de usar e totalmente online. O grande apelo dele é justamente a possibilidade de personalizar o organograma.

É possível fazer o upload de imagens, usar ícones e ilustrações, escolher cores que combinam com a identidade visual da sua marca, deixá-lo para que diferentes equipes e departamentos colaborem e depois baixar o arquivo em PNG ou PDF de alta resolução, pronto para ser impresso.

8. Yaoqiang BPM Editor

Uma das mais completas ferramentas open source do mercado, conta com todos os elementos para modelagem de diagrama de processo (orquestração) e também para a criação de dois outros tipos de diagrama de notação: conservação e coreografia. Vale dizer que é um dos únicos softwares gratuitos que permite a criação dos três tipos.

Embora a interface gráfica não seja das mais atraentes, a ferramenta compensa esse ponto com as suas funcionalidades, que são bastante completas. Os processos mapeados podem ser gravados no computador e os diagramas podem ser gravados no formato padrão .bpmn e em formatos variados de imagem.

A escolha do software, como sempre, dependerá das necessidades da sua empresa. Se o seu time não tem muita intimidade com a criação de diagramas de processo, talvez seja mais conveniente adotar aqueles que demandam menos treinamento e que sejam mais intuitivos.

Já se você precisa apresentar os processos para a diretoria ou para clientes, pode fazer mais sentido usar os que oferecem os melhores recursos visuais.

Agora que você já conhece as principais ferramentas de gerenciamento de processos, lembre-se de que, além do programa em si, é preciso contar com uma equipe capacitada para garantir os resultados esperados e a competitividade no mercado.

Ficou interessado e quer saber mais? Aproveite para aprofundar a sua leitura e veja também tudo o que você precisa saber sobre gestão de RPA.